Nós Montamos!

Password Segura

– Não use combinações óbvias para as suas passwords

Escolha uma password que seja simultaneamente fácil de decorar mas difícil de descobrir. Evite usar o seu nome, data de nascimento, clube ou cor preferida, ou uma palavra simples do dicionário. A título de exemplo, as combinações 123456, “password”, “benfica”, ou “ronaldo” ilustram bem o que seria uma péssima escolha para uma password.

NUNCA  opte por definir a password com uma combinação semelhante ao próprio endereço ou composta por caracteres seguidos no teclado e sequências alfanuméricas óbvias.

Exemplos a evitar: 123456, 333333, “teste123” ou “qwerty”.

– Truques simples para criar passwords seguras

Para aumentar o grau de segurança de uma password, opte por um maior número de caracteres e combine os 4 tipos de caracteres disponíveis:

– Letras minúsculas: abcdefg…

– Letras maiúsculas: ABCDEF…

– Números: 12345…

– Caracteres especiais: !”#$%&…

As passwords muito seguras e fáceis de memorizar passam por ideias simples:

Pense numa frase que lhe diga algo. Ex: “Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso”. Memorize apenas as iniciais de cada palavra –  “Tagpcpsc,mpsrd” – e substitua as letras pelos números parecidos (s5, e3, o0). Ficará com a password “Tagpcp5c,mp5rd“.

 -Altere as suas passwords com frequência

Altere a password com frequência e não a memorize nos browsers. Pode poupar algum tempo e trabalho nos logins, mas qualquer pessoa com acesso ao computador terá acesso à password e consequentemente às suas contas.

-Use uma única password por serviço

Evite usar a mesma password para vários serviços. Se a segurança de um deles falhar, estará a comprometer todos os outros serviços.

-Não comunique a sua password a terceiros

Não divulgue as suas passwords a terceiros, especialmente se o solicitarem por e-mail ou qualquer outro meio. Mesmo que o pedido seja efetuado por um colaborador da GCT, tenha sempre presente que não necessitamos saber a sua password, nunca tal lhe será solicitado pelos nossos serviços, pelo que qualquer pedido que receba nesse sentido é falso.

Não anote a password em papéis, no computador ou na lista de contactos do seu telemóvel. Uma password facilmente memorizável é mais segura. Em caso de perda, intrusão ou roubo, a password ficará acessível a terceiros.

Categorias

Arquivo

Teste de velocidade GCT

Clique na imagem

Sondagens

Qual o Sistema Operativo que mais utilizam?

Ver o resultado

Loading ... Loading ...